Depois de um desabamento que causou sérios danos a comércios e residências na região central de Codó, no Maranhão, autoridades se mobilizam para garantir uma resposta rápida à população.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, se reuniu nesta terça-feira, 29 de abril, com representantes do estado e do município para tratar das soluções emergenciais para o Canal da Água Fria, que teve sua estrutura comprometida.
Segundo o ministro, a situação já está sendo acompanhada pela Defesa Civil Nacional, e o Governo Federal vai apoiar a reconstrução do canal, dentro das ações previstas para situações de calamidade pública.
“Eu quero comunicar à população de Codó o pedido aqui do prefeito, do seu prefeito, do nosso querido deputado Juscelino, que já está aqui em diligência na Defesa Civil Nacional e se enquadra na resposta que o governo do presidente Lula pode dar de reconstrução, num caso desse, lá em Podó e nós daremos todo o apoio para reconstruir o canal aí do município de Podó, da sede do município de Podó, conseguindo com isso restabelecer a normalidade, dar mais tranquilidade e segurança para todos os moradores”
O ministro confirmou que o governo federal, por meio do MIDR, irá apoiar a reconstrução da estrutura, dentro do escopo das ações emergenciais previstas para situações de calamidade pública.
Segundo ele, o plano de trabalho está em fase de análise técnica, e os recursos para as obras de recuperação devem ser liberados em breve.
O prefeito de Codó, Chiquinho, agradeceu o apoio e reforçou a importância da obra para a população da região.
“Estamos aqui em Brasília, no Ministério da Integração Regional, com o nosso ministro Waldez Góes, exatamente falando sobre o canal d’água fria, que todos os codoenses sabem do que nós estamos falando. Ministro, muito obrigado pela força de vontade que está nos dando para poder resolver o problema da nossa cidade de Codó”
O processo de reconstrução será conduzido em regime emergencial, e o município de Codó já trabalha no reconhecimento da situação de emergência e na formalização do plano de trabalho, etapa necessária para a liberação dos recursos federais.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse Ministério do Desenvolvimento Regional.
Fonte: Brasil 61